Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos Cursos Técnicos:

att

Todos os alunos dos cursos técnicos de Eletrotécnica, Mecatrônica, Segurança do Trabalho e Administração apresentaram seus trabalhos finais de curso – TCC’s – nos dias 12 e 13 de novembro de 2015. Em todas as apresentações houve bancas de avaliadores compostas por professores e convidados de empresas e de instituições. A contribuição dos profissionais à apresentação de trabalhos finais dos alunos contribui muito para o desenvolvimento pedagógico do Colégio de Itajubá, que todos os anos entrega à comunidade um número importante de técnicos.

Os alunos de Segurança do Trabalho apresentaram seus TCC’s em forma de pesquisa de campo e explanação com o tema: Gestão de Risco das Empresas: Inova esquadrias de Alumínio, Cooperativa de Artesanato Gente de Fibra, Vidraçaria Ribeiro, Sítio Colibri, RJ Terraplanagem e Itapet Comércio de Reciclagem.

No curso de Mecatrônica os alunos desenvolveram projetos relativos a automação, apresentando-os em forma de artigos científicos e de montagem e demonstração dos seguintes projetos:

– Mecanismo Automático de Irrigação

– Programa de Segurança e Monitoramento Residencial

– Estacionamento com controle automático de vagas

– Esteira Seletora de Peças Padronizadas

O curso de Eletrotécnica teve trabalhos dos alunos em forma de pesquisa bibliográfica, relatório científico e explanação de assuntos referentes a Energia, tais como:  Maremotriz, Energia Nuclear, Termoelétrica, Energia Eólica, Subestações de Energia, Hidrelétricas, Motor Trifásico, Transformadores de Instrumentos, Smart Grid, Para-raios tipo Franklin,

Os TCC’s dos alunos de Administração trataram de temas diversos relativos à área e foram feitos a partir de pesquisa bibliográfica, relatório científico e explanação individual.

Os temas abordados foram:

Sistemas produtivos nas organizações.
Administração de Produção: Kanban na prática.
A importância do empreendedorismo e intraempreendedorismo nas organizações.
Empresas familiares.
O perfil dos empreendedores de sucesso.
A evolução da mulher no mercado de trabalho.
A liderança como fator de sucesso empresarial.
As teorias motivacionais e suas aplicações nas organizações.
Recrutamento e Seleção de pessoas.
Motivação no ambiente de trabalho.
O impacto da avaliação de desempenho como um fator de crescimento para o funcionário.
Gestão da Qualidade.
Gerenciamento empresarial: A importância do ambiente organizacional.
A importância da responsabilidade social nas empresas.
Sustentabilidade empresarial.
A estratégia de marketing no relacionamento de pós vendas nas empresas.
A aplicação e o mix de marketing como estratégia de mercado.

Tags: