Sistema de ensino

Sistema de Ensino – Ensino Técnico

O Colégio de Itajubá tem seu sistema de ensino baseado nos parâmetros curriculares para o Ensino Profissionalizante da nova Lei de Diretrizes e Base da Educação, LDB 9694/96 que propõe a formação por competência profissional.
Os cursos são divididos por área profissional, sendo que cada área possui suas competências específicas e básicas, definidas pelo Conselho Nacional de Educação.
A escola ministra os cursos técnicos, baseada nessas definições de competências por área profissional e aprimora os conteúdos e os instrumentos de avaliação sob a aprovação do Conselho Estadual de Educação.

Competências profissionais

Competência profissional é a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

Módulos

Módulo é um conjunto didático-pedagógico sistematicamente organizado para o desenvolvimento de competências profissionais significativas.
Os currículos do ensino técnico estão estruturados em unidades curriculares (disciplinas) e agrupadas sob a forma de módulos, o que proporciona maior flexibilidade e também contribui para a ampliação e agilização do atendimento às necessidades do mercado, dos trabalhadores e da sociedade.
Os cursos técnicos estão organizados em módulos correspondentes a profissões no mercado de trabalho.

Qualificação

Cada módulo possibilita uma terminalidade, com direito a certificado de qualificação profissional.
Eventualmente, poderá ser adotado módulo curricular básico, ou equivalente, sem terminalidade e certificação profissional.
O conjunto de módulos de determinado curso corresponderá a uma habilitação profissional e dará direito a diploma de técnico, desde que comprovada a conclusão do estágio supervisionado, quando exigido, e a conclusão do ensino médio.
Aquele que concluir um ou mais cursos de qualificação profissional, de forma independente ou como módulo de curso técnico, fará jus apenas aos respectivos certificados de qualificação profissional, para fins de exercício profissional e continuidade de estudos. Os certificados desses cursos explicitarão, em histórico escolar, quais são as competências profissionais, objeto de qualificação, que estão sendo certificadas, explicitando também o título da ocupação.

Concomitante: Cursado junto com o ensino médio.
Subseqüente: Cursado após o ensino médio.